sábado, 14 de setembro de 2013

JÂNIO QUADROS COMIA MARMITA?


Sou um fiel leitor de dicionários e enciclopédias. Tenho na minha eclética biblioteca, de 30 mil volumes, cerca de 4 mil dicionários e enciclopédias sobre todos os assuntos. Estou lendo os verbetes da “Nova Enciclopédia Ilustrada Ana Maria”, lançada pela Editora Abril. Trata-se de uma obra bem impressa e de leitura agradável. Aliás, a Editora Abril merece toda a nossa admiração, pois ela sempre contribuiu para aumen­tar a cultura do povo brasileiro. Infelizmente essa “Nova Enciclopédia Ilustrada Ana Maria” contém vários erros. Passarei a mostrar alguns, com a esperança de que a Editora Abril os corrija, antes de publicar a segunda edição dessa obra.

Na página 17 do primeiro volume, no verbete sobre a Academia Brasileira de Letras, o tímido Machado de Assis aparece como o fundador dessa instituição. Garanto, não é verdade. Quem fundou a ABL, em 1897, foi o jornalista Lúcio de Mendonça. Provei tal fato no meu livro "A Academia do fardão e da confusão - A Academia Brasileira de Letras e os seus 'imortais' mortais”, um lançamento da Geração Editorial. Machado de Assis tornou-se, isto sim, o primeiro presidente da ABL.

Folheando a enciclopédia ao acaso, encontrei, na página 55 do volume quarto, a seguinte informação: o livro "O Mandarim”, de Eça de Queiroz, é um romance. Não está certo, é uma novela. Eça escreveu-a em 1880 para o "Diário de Portugal” e a sua tradução em francês surgiu em 1884, na “Revue Universelle Internationale”, de Paris.

Num verbete sobre a imperatriz Leopoldina, esposa do nosso D. Pedro I, na página 63 do sétimo volume, há uma informação errada. O verbete assegura: em 1823 a imperatriz começou "a perder a popularidade e o prestígio para a amante do marido, a Marquesa de Santos” Desminto, nunca a virtuosa Leopoldina perdeu a popularidade e o prestígio. Pelo contrário, ela ficou ainda mais popular e querida em 1823, porque o povo se solidarizou com a imperatriz, compreendeu o seu infortúnio.

Também há um erro sobre Monteiro Lobato, na página 83 do sétimo volume. O livro “Urupês”, de Lobato, não é uma coletânea de contos só a respeito do Jeca Tatu, pois este personagem não aparece na maioria desses contos.

Outro erro, agora na página 24 do oitavo volume: não foi a Marquesa de Santos que rompeu em 1829 a sua ligação com D. Pedro I e sim ele, desejoso de se casar, após a morte de Leopoldina, com a princesa Amélia de Leuchtenberg. Alberto Rangel provou isto no seu clássico livro “Dom Pedro Primeiro e a Marquesa de Santos”, publicado em 1916.

Mais um erro, e no verbete sobre Mário Quintana, da página 56 do décimo volume: “A rua dos cata-ventos”, livro desse poeta, não é composto de poemas e sim de sonetos.

Ainda no décimo volume, o verbete sobre Júlio Ribeiro, da página 103, informa que este escritor reuniu no livro “Uma polêmica célebre”, em 1935, uma série de artigos contra um padre português. Indago: como o Júlio Ribeiro, falecido em 1º de novembro de 1890, conseguiu realizar essa proeza no ano de 1935? Ele ressuscitou?

Aconselho os responsáveis pela “Nova Enciclopédia Ilustrada Ana Maria”, da Editora Abril, a tomarem mais cuidado na elaboração dos textos, pois no verbete sobre Jânio Quadros, da página 49 do décimo volume, podemos ler estas palavras:

“...nas campanhas eleitorais costumava comer marmita...”

Comer marmita? Juro, eu não sabia que o Jânio devorava panelas de metal! Os dentes dele eram de aço?

 

Nenhum comentário: