sábado, 4 de abril de 2020

VIVA SEMPRE A CULTURA


Eu tenho um amigo que sempre me diz, zombando do meu hábito de ler tudo:
-Você acumulou uma cultura inútil.
Costumo lhe dar esta resposta:
-A cultura inútil não existe. Toda cultura é benéfica.
Há pouco tempo o cão desse amigo morreu e o seu dono ficou bem triste:
-Fernando, eu cuidava do Geoffrey com o maior carinho. Ele era um belo setter inglês, louco por chocolate. Parecia uma criança gulosa. Sim, como o Geoffrey gostava de chocolate, principalmente o de cor preta!
-Você o alimentou muito dessa maneira?
-Muito. Dava chocolate para ele quase todos os dias.
-Pois então você tirou a sua vida.
O meu amigo arregalou os olhos e eu expliquei:
-Segundo recente pesquisa feita no Estados Unidos, encomendada pela Liga Nacional de Defesa dos Caninos, o chocolate, sobretudo o de cor preta, contém uma substância tóxica chamada teobromina, que se for consumida em certa quantidade por um cachorro, pode levá-lo à morte. A porção fatal é de 200 miligramas por quilo do peso do cachorro. E os primeiros sintomas são vômitos, diarreia e convulsões.
-Foi assim que o meu Geoffrey morreu! Como é que você veio a saber que o chocolate é capaz de matar um cachorro?
Respondi:
-Depois de ler um artigo numa revista científica. Está vendo? A cultura inútil não existe. Se você tivesse lido esse artigo, aposto que não teria dado tanto chocolate preto para o Geoffrey...
O meu amigo quase chorou ao ouvir estas palavras.
Aprendi centenas de coisas, devido a minha fome interminável, nunca satisfeita, de adquirir cada vez mais cultura. E continuo a me considerar um ignorante.
De tanto ler, fiquei sabendo que guelras rosadas e olhos opacos, nos peixes, indicam o estado de apodrecimento.
De tanto ler, fiquei sabendo que para amaciar a carne de vaca é necessário usar o vinagre, o suco do limão ou o leite do mamão.
De tanto ler, fiquei sabendo que o gato sofre de anemia, quando ele não consegue andar de modo rápido e quando os seus olhos, o seu nariz e as suas gengivas se mostram anormalmente brancos.
De tanto ler, fiquei sabendo que as cobras venenosas rastejam devagarzinho em linha reta, bem esticadas, enquanto as não venenosas tem movimentos ligeiros e sinuosos. Outro fato: nos olhos das primeiras a pupila é transversal e nos das segundas é redonda.
De tanto ler, fiquei sabendo que um processo eficaz de eliminar as verrugas é derramar em cima delas, ao longo de poucos dias, a seiva leitosa da figueira.
De tanto ler, fiquei sabendo que o morango, rico em vitamina c, minerais, ácidos cítricos e málicos, combate a gota, a prisão de ventre e a hipertensão.
De tanto ler, fiquei sabendo que folhas de louro, colocadas nas gavetas e nos armários, afugentam as baratas.
Volto a repetir: a cultura inútil não existe. Saber o que foi exposto aqui, conforme as circunstâncias, pode nos ser de grande utilidade.
_______________________

Escritor e jornalista, Fernando Jorge é autor do livro As lutas, a glória e o martírio de Santos Dumont, lançado pela HaperCollins.

Nenhum comentário: