sexta-feira, 19 de junho de 2020

A verdade é uma rainha que nunca usou máscara


É enorme, no Dicionário enciclopédico ilustrado Veja Larousse, a quantidade de textos omissos, imprecisos ou mal redigidos. Domingos Caldas Barbosa - salienta um verbete da página 308 do terceiro volume – “tinha talento improvisador”. Falta aí a clareza, um adjetivo e a preposição de: “talento musical de improvisador”. E Domingos, diz em seguida o verbete, compôs “cantigas de embalo preguiçoso e dolente”. Redundância, superfluidade de palavras. Pergunto: qual é a cantiga de embalo que não é assim? O substantivo embalo indica a natureza lenta da cantiga...
Além disso o verbete garante que Caldas nasceu no Rio de Janeiro. Ora, isto não ficou provado, pois segundo esclarece Pereira da Silva na obra Varões ilustres do Brasil durante os tempos coloniais, ele nasceu na Bahia, e segundo informa Francisco Adolfo de Varnhagen no Florilégio da poesia brasileira, o autor da Viola de Lereno veio à luz em pleno mar, num navio, no ano de 1738.
Outro verbete mal redigido é o de Rui Barbosa, na página 308 do terceiro volume. Eis uma frase absurda do verbete:
"Como ministro da Fazenda e vice-presidente do governo provisório, editou o Encilhamento”.
Mas o Encilhamento é o nome dado à desordem financeira ocorrida na capital do Brasil, entre 1890 e 1892, no decorrer do Governo Provisório da República. Eu indago: como Rui Barbosa poderia “editar” o tal Encilhamento? Rui era editor, comandava uma editora? Quem escreveu o verbete quis dizer que a “Águia de Haia" causou essa desordem financeira...
Além desse erro de português, o verbete desastrado apresenta mais um disparate: Rui Barbosa fundou a Academia Brasileira de Letras. Já provei que quem fundou a ABL foi Lúcio de Mendonça. Não, Rui não fundou a ABL, porém o verbete afundou o Dicionário enciclopédico ilustrado Veja Larousse...
Os Novíssimos estudos da língua portuguesa, do filólogo e gramático Mário Barreto, apareceram em 1914 e não em 1921, como registra o verbete sobre ele, na página 314 do citado volume. Consultar a página 40 do Dicionário biobliográfico de escritores cariocas, de J .S. Ribeiro Filho, publicado em 1965 pela Livraria Brasileira Editora.
Mais um erro do terceiro volume do dicionário da dupla Veja Larousse. Encontra-se na página 319. Leôncio Basbaum, autor da História sincera da República, membro do Partido Comunista Brasileiro, não nasceu em 1902 e sim em 6 de novembro de 1907. O dicionário da dupla Veja Larousse fez Leôncio Basbaum nascer cinco anos antes do parto que o trouxe ao mundo! Consultar a página 578 do volume I do Dicionário histórico-biográfico brasileiro (2º edição), lançado pela editora da Fundação Getúlio Vargas.
­Na página 100 do primeiro volume do dicionário da Veja e do Larousse, o verbete sobre o poeta português Filinto de Almeida revela que ele fundou a Academia Brasileira de Letras. Está errado, quem fundou a ABL, conforme provei no meu livro A Academia do fardão e da confusão, publicado pela Geração Editorial, foi o jornalista Lúcio de Mendonça. Isto aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, em 20 de julho de 1897, após sete reuniões preparatórias, efetuadas na sala da redação da Revista Brasi­leira, dirigida pelo crítico José Veríssimo.
Tudo que exibi aqui é a verdade. Eu obedeço a este provérbio:
“Segue tu sempre a verdade e a razão, embora a uns agrade e a outros não”.
_______________________

Escritor e jornalista, Fernando Jorge é autor do livro As lutas, a glória e o martírio de Santos Dumont, lançado pela HaperCollins.

Nenhum comentário: