domingo, 22 de julho de 2018

Meu filho matou o Paulo Francis!


É verdade, meu filho matou o Paulo Francis. Como se chama esse meu filho? Chama-se Vida e obra do plagiário Paulo Francis, livro de minha autoria, lançado pela Geração Editorial no ano de 1996. Saiu agora a sua terceira edição, revista e aumentada.
Desde 1980, quando o Francis residia em Nova York, como correspondente da Folha de S.Paulo, eu alimentei o projeto de escrever um livro para o destruir culturalmente, jornalisticamente. E consegui.
Cláudio Abramo, meu amigo íntimo, conhecia tal projeto. Era muito grato a mim, pois após brigar em 1963 com os Mesquitas de O Estado de S.Paulo, no qual exercia as funções de secretário de redação, ficou sem dinheiro, e eu pude ajudá-lo, arrumando para ele, numa poderosa editora, a lucrativa tarefa de traduzir dezenas de livros do inglês. Dois anos depois, em 1965, Cláudio ingressa na Folha de S.Paulo, onde se tornaria o responsável por uma completa e modernizadora reforma gráfica. Sempre reconhecido, generoso, fez a Folha publicar uma reportagem sobre as minhas críticas ao historiador Augusto de Lima Júnior, que afirmou: o Aleijadinho é uma lenda, uma farsa, nunca existiu (reportagem da edição de 31-10-1966). Biógrafo do genial escultor mineiro, pulverizei o disparate do Júnior. Aliás, devo ao Cláudio Abramo a divulgação, no referido jornal, de quatro notícias providas de fotos de bom tamanho, sobre o meu romance satírico O grande líder (edições de 21-12-1969, de 1-2-1970, de 5-4-1970 e de 20-9-1970).
Certa noite quente de verão, visitei o Cláudio na redação da Folha de S.Paulo e ele me convidou a ir a um bar da sede do jornal, com o objetivo de saborearmos um sorvete. Lá no bar, ele me disse:
-Fernando, você está vendo aquele fulano?
Apontou-me um sujeito gorducho, balofo. Respondi que sim. Cláudio esclareceu:
-Esse fulano é redator da Folha, adora o Paulo Francis, mostra-se fanático por ele, e soube que você vai escrever um livro contra o seu ídolo.
O sujeito nos viu e se aproximou. Notei que se achava algo bêbado. Grunhiu na minha frente:
-Você é o Fernando Jorge?
Confirmei. Ele, semelhante a um porco, cuinchou como perfeito suíno:
-Eu te odeio, quero te matar, te estrangular, porque você pretende bater no meu adorado Paulo Francis!
A fera parecia mesmo um suíno e além da cara de porco, tinha chulé de boca. Meio tonto, acrescentou, sob o olhar divertido do Cláudio Abramo:
-Saiba de uma coisa, jamais um redator da Folha vai comentar o seu livro contra o Paulo Francis! Jamais! Never, never, digo em inglês! Impedirei que isto aconteça!
De modo leve, rindo, Cláudio Abramo o empurrou, protegendo-me da agressividade do suíno alcoolizado, que ao se afastar não se conteve:
-Paulo Francis é tudo, everythig, e você, Fernando Jorge, é nada, nothing!
Se esse quadrúpede é ainda redator da Folha de S.Paulo, fico a imaginar como deve se sentir ao ler, na contracapa da terceira edição de Vida e obra do plagiário Paulo Francis, estas palavras de Irene Solano Vianna, ex-editora da Folha, a respeito do livro, opinião expressa em 22 de março de 1997:
“Os exemplos levantados por Fernando Jorge são incontestáveis, bem documentados: o senhor Paulo Francis escrevia mal, plagiava sobretudo citações e ideias, errava feio nas ostentações de sua pseudo cultura... Não tinha compromisso algum com a exatidão dos fatos ou respeito pela honra e dignidade alheias”.

Salienta Luís Eblak, também da Folha de S.Paulo, num artigo aparecido na edição de 22 de maio de 2010 desse jornal: o meu trabalho “é a grande crítica publicada em livro durante a vida de Francis”. Percorrendo o texto do Eblak, fiz uma pergunta. Cadê a promessa do seu colega, de que jamais um redator da Folha comentaria o livro? Cadê?
Logo após o lançamento da primeira edição de Vida e obra do plagiário Paulo Francis, conforme me informou José Maria Homem de Montes, diretor de O Estado de S.Paulo, houve uma reunião nesse jornal, pois provei o seguinte no livro: Francis, colaborador do Estadão (ocupava nele uma página inteira), era racista como Hitler, plagiário, difamador, apedeuta, autor de textos repletos de cretinices, de incongruências, de erros palmares de português. Um dos diretores do matutino propôs na reunião:
-Sugiro dar meia página do nosso jornal para o Fernando Jorge apresentar as acusações, e também meia página ao Paulo Francis, a fim de se defender.
Mas outro diretor se opôs:
-Desculpe, não concordo. Cometeríamos um erro. Examinei o livro do Fernando. A documentação do volume é diabólica, esmagadora, indestrutível. O Francis perderia. Além disso o acusador, ganhando, iria vender ainda mais o livro.
José Maria Homem de Montes, meu amigo e um dos diretores de O Estado de S.Paulo, descreveu-me essa reunião.
Depois do falecimento do Paulo Francis, a jornalista Sônia Nolasco, sua esposa, telefonou de Nova York para o Luiz Fernando Emediato, editor do livro, e declarou:
-Viu o que você fez, Emediato? Você fez o Fernando Jorge matar o meu marido!
Segundo correu, o Francis se instalara no seu banheiro nova-iorquino, lendo o meu livro contra ele, no momento em que teve o enfarte.
“Filósofo” entre aspas, Olavo de Carvalho defecou, com cólicas mentais, um intestinal livro fedorento, intitulado O imbecil coletivo. Neste há onze páginas de ataques a Vida e obra do plagiário Paulo Francis. Ele me chamou de “galo de bigodes”. Antes ser, porém, “galo de bigodes” do que pensador raquítico, um pintinho de perninhas frágeis, como é sem dúvida o autor do livreco. Se um dia uma ideia habitar realmente a sua cabecinha, o subfilósofo Olavinho Pintinho de Carvalhinho poderá morrer de congestão cerebral...
Alberto Dines, um dos fundadores do Labjor na Unicamp, do Laboratório dos Estudos Avançados de Jornalismo, garantiu em 1997, numa entrevista concedida ao Correio Popular de Campinas: a minha obra causou a morte do Paulo Francis. Ora, se sou pai de um homicida, desejo então saber se o meu filho deve ser fuzilado, ou enforcado, ou condenado à prisão perpétua. Ele, entretanto, está com a consciência tranquila, pois liquidou o Adolf Hitler da imprensa brasileira.

______

Escritor e jornalista, Fernando Jorge é autor do livro As lutas, a glória e o martírio de Santos Dumont, cuja 7ª edição acaba de ser lançada pela editora HarperCollins Brasil.

Nenhum comentário: