Dezenas de meus amigos disseram a mim:
– Fernando, a minha aposentadoria diminui cada vez mais, por causa do desconto alto do imposto. Até parece que vai sumir.
Outro amigo se expandiu assim:
– A minha aposentadoria, como não para de encolher, está virando uma anã.
A iniciativa de Doria foi um erro sob todos os aspectos, um apagão na sua inteligência. Digo e repito, não havia necessidade de sua excelência, o rico governador do estado mais rico do Brasil fazer isto. Por que aumentar o imposto dos que trabalharam anos a fio, e mesmo na condição de aposentados, já sofrem outros descontos? Por quê? Esse aumento do imposto dos aposentados fez o estado de São Paulo ficar nadando numa piscina de ouro líquido?
Antes de ser eleito prefeito da capital paulista, Doria prometeu cumprir o seu mandato até o fim. Não cumpriu, só governou a capital como prefeito durante treze meses. Na campanha eleitoral para se eleger governador, prometeu ser justo. Não cumpriu a palavra, como não cumpriu na época em que se candidatou a prefeito, pois foi injusto com os aposentados...
Enorme, muito grande, o erro político de Doria, ao conseguir aumentar o imposto dos aposentados, pois milhões deles vão aconselhar aos membros de sus famílias, se Doria se candidatar à presidência da República:
– Vocês acham que devem votar nesse homem que me prejudicou, que me empobrece cada vez mais?
Resultado: milhões de familiares dos aposentados, eu acredito, deixarão de votar no Doria e por causa disso talvez não alcançará a presidência da República. Quando se arrepender do erro cometido, só lhe restará, imagino, pegar um lencinho de seda japonesa, todo enfeitado de florzinhas azuis, e enxugar com ele as suas quentes e abundantes lágrimas de arrependimento...