sexta-feira, 24 de abril de 2020

A LEI TEM QUE SER RESPEITADA


O papa Bento XVI, o Lula, o José Dirceu, a senadora Heloísa Helena e o Fernando Henrique Cardoso estavam viajando num avião, todos juntos. Durante o voo, Bento XVI condenou o conflito no Oriente Médio, os ataques do Hezbollah e a retaliação de Israel contra o Líbano:
-Esta selvageria é injustificável! As violações à lei e aos direitos humanos não podem ser usadas para justificar tamanha barbaridade.
-Concordo – disse o Lula, degustando um grande copo de pinga misturada com uísque.
-Vejam vocês que absurdo - comentou o Pontífice - a palavra árabe Hezbollah significa "Partido de Deus".
-Juro, sou contra a violência - garantiu o Fernando Henrique Cardoso com o seu sorriso de aeromoça - Fiquei indignado quando os militantes do MLST, comandados pelo Bruno Maranhão, invadiram a Câmara Federal, no dia 6 de junho, e ali fizeram um quebra-quebra. Depois de liderar esse ato de vandalismo, o Bruno ainda se atreveu a pedir de volta a Secretaria Nacional de Movimentos Populares. Incrível!
-Olhe, Cardoso, não é só você que é contra a violência - declarou a Heloísa Helena - Eu também sou, pois fui expulsa do PT.
FHC respondeu:
-Se você é como eu, contra a violência, por que não critica o presidente venezuelano Hugo Chávez, que comprou da Rússia, por três bilhões de dólares, 24 aviões e 53 helicópteros? Comprou esses aparelhos para desencadear, na América do Sul, uma guerra contra os Estados Unidos.
Neste momento o papa Bento XVI pôde ver pela janela um diabinho serrando uma das asas do avião. Ele pediu:
-FHC, você é labioso, vá à presença do maldito e o convença a parar de serrar a asa.  
O ex-presidente do Brasil foi até lá, mas calmo, impassível, o molequinho do Inferno continuou a executar o seu trabalho. Então o papa pediu outra vez:
-Heloísa Helena, você sabe falar. Diga ao diabinho que se ele não parar de serrar a asa, nós todos vamos morrer!
A senadora chegou perto do coisa-ruim e falou, falou, porém a sua conversa foi inútil. O rabudo não desistiu do seu intento. Serrava a asa e ria como só o pé-de-gancho sabe rir, maldosamente.
Nervoso, aflito, o papa Bento XVI implorou ao Lula e ao José Dirceu:
-Corram até Iá! Pelo amor de Deus, façam ele parar de serrar a asa!
Os dois se aproximaram do capeta e começaram a falar. Bento XVI não os ouvia, mas de repente o diabinho parou de cortar a asa e deixou a serra cair no espaço. Quando o Lula e o José Dirceu voltaram, o papa quis saber, muito entusiasmado:
-Formidável! Parabéns! Como é que vocês conseguiram convencê-lo a parar de serrar a asa?
Lula esclareceu:
-Da maneira mais simples. Dissemos que se ele não parasse, o avião iria cair e eu e o José Dirceu rolariamos no Inferno, onde logo seria fundado, por nós dois, um partido igualzinho ao PT, como este era no tempo do mensalão...

_______________________
Escritor e jornalista, Fernando Jorge é autor do livro As lutas, a glória e o martírio de Santos Dumont, lançado pela HaperCollins.

Nenhum comentário: