Na
noite do dia 25 de setembro de 1956, estreou no Teatro Municipal do Rio de
Janeiro a peça Orfeu da Conceição,
do poeta brasileiro Vinícius de Morais (1913-1980). Esta peça é uma adaptação
do mito grego do lendário cantor Orfeu, cuja lira, dotada de sons melodiosos,
amansava as feras que vinham deitar-se-lhe aos pés. Filho da musa Calíope, ele
resgatou a sua esposa Eurídice do Inferno, após ela ter sido picada por
serpente. A história de Vinícius decorre numa favela carioca, durante os três
dias de carnaval.
Em
1959, o diretor francês MarceI Camus transpôs a peça para o cinema. Daí surgiu
o filme Orfeu Negro, com músicas de
Luiz Bonfá e Tom Jobim, a negra atriz americana Marpessa Dawn, os negros
brasileiros Breno Mello, Lourdes de Oliveira e Adhemar da Silva. Cheio de belas
imagens, como a do romper do sol na favela, a do aparecimento da Morte numa
central elétrica, e ainda com o som dos sambas empolgantes, a película baseada
na obra do letrista de "Garota de Ipanema", além de alcançar grande sucesso
comercial, ganhou a Palma de Ouro do Festival de Cinema de Cannes e o Oscar de
Melhor Filme Estrangeiro em Hollywood.
Pois
bem, nesse ano de 1959, uma jovem americana de dezesseis anos, extremamente
branca, sem um pingo de sangue negro, chamada Stanley Ann Dunham, nascida no
Kansas, resolveu assistir em Chicago ao primeiro filme estrangeiro de sua
existência. Foi ver o Orfeu Negro,
só com atores negros, paisagens brasileiras, música brasileira, história
brasileira. Ela saiu do cinema em estado de êxtase, maravilhada. Adorou aqueles
negros encantadores de um país tropical e logo admitiu:
"Nunca
vi coisa mais linda, em toda a minha vida."
Depois
de tal arrebatamento, a jovem Stanley embarcou para o Havaí. E ali, aos dezoito
anos, ela se tomou colega, numa aula de russo, de um jovem negro de vinte e
três anos, Barack Hussein Obama, nascido no Quênia. A moça branca do Kansas,
influenciada pelo filme Orfeu Negro,
entregou-se a ele e dessa união inter-racial, nasceu em 4 de agosto de 1961 um
menino, a quem ela deu o mesmo nome do pai e que é agora, aos quarenta e seis
anos, o primeiro candidato negro à presidência dos Estados Unidos.
Eis
um detalhe perturbador: comparando duas fotografias, descobri enorme semelhança
física entre o brasileiro Breno Mello, o Orfeu do filme Orfeu Negro, e o queniano Barack Hussein Obama, pai do filho da
americana Stanley Ann Dunham.
No
começo da década de 1980, ao visitar o seu filho em Nova York, a senhora
Stanley o convidou para ver o filme Orfeu
Negro. Segundo o depoimento do próprio Barack, no meio do filme ele se
sentiu entediado, quis ir embora. Disposto a fazer isto, desistiu do seu
propósito, no momento em que olhou o rosto da mãe, iluminado pela tela. A
fisionomia da senhora Stanley mostrava deslumbramento. Então o filho pôde entender,
como se deduz da sua autobiografia, porque ela, tão branca, tão anglo-saxônica,
uniu-se ao seu pai, tão negro, tão africano...
Não
há dúvida, a sexualidade às vezes percorre caminhos misteriosos, que alteram de
modo decisivo os rumos da história universal.
Se
não fosse o fascínio da branca mãe de Barack Obama pelo filme Orfeu Negro, ela não se entregaria ao
rapaz queniano, um preto retinto.
A
rigor, sem o Brasil, sem a história do poeta brasileiro Vinícius de Morais, o
filme Orfeu Negro não existiria.
Portanto, se não fosse o Brasil, jamais Barack Obama teria nascido.
Apresenta
uma lógica perfeita, a nossa conclusão. E avanço mais: se ele for eleito, o meu
país, a pátria de Lula, será a causa da mudança da historia dos Estados Unidos.
Aliás, o Brasil já mudou essa história...
Nenhum comentário:
Postar um comentário