domingo, 25 de janeiro de 2015

Chamei de cagão, na frente dele, o governador de São Paulo

Antes de contar porque chamei de cagão o governador de São Paulo, na frente dele, preciso dizer uma coisa. O que vou narrar aqui foi gravado pela Comissão Nacional da Verdade, com a presença da consultora Maria Luci Buff Migliori, de Brasília. A comissão esteve no meu lar por este motivo: fui processado quatro vezes, na época do regime militar, como “escritor e jornalista, perigoso, subversivo.”
Passo a expor a história do xingamento. A Editora Mc-Graw-Hill do Brasil, cuja sede é em Nova York, no ano de 1976 incumbiu-me de escrever um livro sobre o governo Geisel, de caráter documental. Então produzi, em dois meses, a obra As diretrizes governamentais do presidente Ernesto Geisel – Subsídios e documentos para a história do Brasil Contemporâneo. O brasilianista Thomas Skidmore, professor de História da América Latina na Universidade de Wisconsin, recomendou a leitura desse meu trabalho no capítulo VI do seu livro He politics of military rule in Brazil 1969 - 85.
Mesmo contra a minha vontade, a Mc-Graw-Hill resolveu enviar uma cópia do original para o ministro Golbery do Couto e Silva, chefe do gabinete civil do presidente Ernesto Geisel. Sete dias depois os americanos me chamaram com urgência à editora. Lá, na presença do gerente Jan Rais, ouvi estas palavras de um gringo louro, cujo rosto largo, redondo, corado, parecia uma rósea bunda feminina bem nutrida:
-Sanhorr Farrnandu, ministru Gulbirri telafunou di Brrázilia i nus acunsilhô a non publicar seo livrru.
Devolveram-me o original e veloz, sem perda de tempo, procurei um editor que o aceitou, apesar de ter lhe contado tudo, a proibição do general Golbery, etc. O livro logo saiu. Eu era, na época, chefe da Divisão Técnica de Biblioteca da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
Certo dia, uma semana após o lançamento da obra, encerrado o expediente da minha seção, achava-me sozinho na biblioteca da Assembleia. Eram oito horas da noite. De súbito entraram no recinto seis homens mal encarados. Vi que carregavam armas, revolveres, fuzis. Aproximaram-se de mim, acompanhados pelo investigador Wilson de Barros Consani, da Secretaria da Assembleia. Um desses fulanos declarou:
-Somos policiais da Secretaria da Segurança e recebemos ordens para levar o senhor preso até o DOPS.
Surpreso, indaguei:
-Por qual motivo?
A resposta veio firme, incisiva:
-É porque o senhor escreveu um livro.
-Ué, agora escrever livro é crime?
-O senhor escreveu um livro sobre o presidente Geisel e a obra foi considerada perigosa, subversiva. E além disso, por causa do senhor, o governador Paulo Egydio não dormiu a noite inteira.
-Por minha causa?
-É, por sua causa, pois o governador soube que aparece no seu livro. Ele não quer que o presidente Geisel pense que é amigo de um escritor perigoso, subversivo.
-Incrível, não acredito! – respondi – O senhor está falando sério, o governador ficou sem dormir à noite inteira, por minha causa?
-Sim, repito, não dormiu a noite inteira por sua causa. A esposa dele está preocupada. Abatido, nervoso, às sete horas da manhã o governador chamou o coronel Erasmo Dias, secretário da Segurança, e pediu para ele tomar enérgicas providências. O coronel telefonou para o Palácio da Alvorada, em Brasília, e obteve do ministro Golbery a autorização de mandar prender o senhor, de levá-lo até o DOPS.
Reagi, de maneira rápida:
-Ah, São Paulo não merece isto! São Paulo, juro, não merece isto!
Os policiais arregalaram os olhos, não entenderam. Continuei:
-São Paulo, o heróico estado dos corajosos bandeirantes Borba Gato e Raposo Tavares, dos bravos soldados da Revolução Constitucionalista de 1932, não merece isto, não merece isto!
-Não merece o quê?
-Não merece estar sendo dirigido por um governador medroso, cagão!
O chefe dos policiais aconselhou:
-Acalme-se, não se revolte, estamos cumprindo ordens. É melhor o senhor no acompanhar.
Tranquilo repliquei, embora com o meu esbraseado sangue árabe fervendo nas veias:
-Só sairei daqui se os senhores me algemarem e me arrastarem, porém advirto, a situação agora é outra. Lembrem-se da morte do Herzog e do operário Manuel Filho. Não ficarei muito tempo preso. Assim que sair do DOPS, vou processar o governador Paulo Egydio e o secretário Erasmo Dias, porque estou totalmente inocente, Consequência, o governador vai ficar com fama de cagão, de palhaço, de sujeito apavorado, ridículo.
Vendo a minha reação, o investigador Wilson de Barros Consani (ele está vivo, é testemunha) pegou o telefone e ligou para o doutor Romeu Tuma, diretor do DOPS, a fim de explicar o que estava acontecendo. Em seguida o Tuma quis falar comigo. Calmo, esclareci:
-Doutor Tuma, recuso-me a ir preso até o DOPS. Não cometi nenhum crime. Sou inocente. Se eu for, terá de ser à força, terei de ser algemado e arrastado. E reafirmo, após sair do DOPS, vou processar o governado Paulo Egydio e o secretário Erasmo Dias, devido a este ato de arbítrio, de violência injustificável. O governador vai fazer o papel de palhaço, de cagão, e ficará desmoralizado.
O diretor do DOPS respondeu:
-Não precisará agir assim, doutor Fernando. Pedirei ao coronel Erasmo Dias para revogar a ordem da sua prisão. Só lhe peço o obséquio de conceder o seu depoimento aí mesmo, na Assembleia. Vou mandar um escrivão e duas testemunhas. Concorda?
Aceitei. E permaneci na Biblioteca da Assembleia até às cinco horas da madrugada, respondendo a dezenas de perguntas cretinas, registradas por um escrivão nissei.
O meu livro sobre o governo Geisel logo foi publicado. Enviei um exemplar para o ministro Golbery, que o havia proibido, e ele cinicamente agradeceu, classificando a obra de “honesta”, de “valiosíssimo documentário”. Roguei dez pragas contra esse general...
Um ano depois o editor da quarta edição do meu livro sobre o Aleijadinho, um português, apresentou-me numa Bienal do Livro, no stand da sua editora, a DIFEL, ao ex-governador Paulo Egydio Martins:
-Governador, tenho a honra de lhe apresentar o escritor Fernando Jorge.
Olhei a cara do Paulo Egydio, um homem alto, encorpado, e soltei estas palavras:
-Recuso-me a cumprimentá-lo. O senhor é um cagão, pois ficou uma noite inteira sem dormir, com medo que o presidente Geisel pensasse que é meu amigo. São Paulo não mereceu ter sido governado por um borrador de cuecas.
Sou meio louco, pronunciei estas palavras com voz bem alta, para mais de cinquenta pessoas no amplo stand da DIFEL ouvirem. O editor e o ex-governador ficaram brancos como neve, pareciam que iam desmaiar. Sentindo-me vingado, eu me afastei triunfante, de cabeça erguida, a transbordar de alegria.
Indiscutível, o estadista e filósofo inglês Francis Bacon (1561-1626) proclamou a verdade ao afirmar no capítulo IV dos seus Essays: “a vingança é uma forma de justiça selvagem.” Revenge is a kind of wild justice.



Nenhum comentário: